Localizada no centro de Itaquera, possui uma placas indicativas na entrada. É ensinado aos jovens acima de 14 anos a importância da arte, desenhos graficos, dentre outros.
O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". A primeira referência de que se tem notícia da fundação do bairro é de 1686.
A povoação de Itaquera começa a se desenvolver mesmo a partir da inauguração da estação de trem local, no dia 6 de novembro de 1875, data escolhida pela comunidade como a do aniversário.
Em fins do século XIX, a comunidade teve um dia de festa. Chegava ao povoado o sistema de transporte desbravador dos sertões. O progresso ganhava um incentivo maior em Itaquera, quando parou no bairro a primeira "Maria-Fumaça" da antiga Estrada de Ferro do Norte. Estava começando também a era do automóvel,depois vieram o motor a diesel, a explosão, a manivela, a eletricidade , a vapor... como aquele da locomotiva que chegava pela primeira vez em Itaquera e através dos tempos passou a ser símbolo de desenvolvimento do bairro trazendo e levando pessoas através dos trilhos ferroviários que cortaram planícies e montanhas no passado, para chegar ao presente rodeados de casas, casebres, fábricas barracos e favelas.
O progresso foi chegando de forma desordenada e na esteira da industrialização paulista, o povoado tranqüilo se transformou na grande Itaquera de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário